O papel da informática na educação no processo de ensino e aprendizagem sofreu muitas transformações ao longo dos anos.
Finais da década de 80 e década de 90 presenciaram outro avanço tecnológico que foi amplamente utilizados na educação: primeiro a multimídia e posteriormente a WWW (World Wide Web) vieram somar-se ao leque de ferramentas que a informática tem a sua disposição para uso educacional.
Assim objetivo é discutir como essas ferramentas, estão sendo utilizadas na educação infantil hoje, e refletir sobre as possibilidades de uso no futuro visando contextualizar a educação num processo de formação integral e universal do cidadão. Para isso, se iniciará a discussão do papel da tecnologia na educação e seu diferentes usos , passando para a informática na educação, abordando principalmente a questão dos recursos informáticos na educação infantil.
O uso da tecnologia como ferramenta entende-se como o uso que tanto professores como alunos fazem da tecnologia para apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).
A tecnologia como meio é o ponto central do presente capítulo. No uso da tecnologia como meio, existem duas vertentes: o aprender da tecnologia, e o aprender com a tecnologia.
Aprender da tecnologia implica como pressuposto que a tecnologia detenta o conhecimento, e que o aprendiz precisa utilizar a mesma como fonte de conhecimento. Percebe-se que nesta visão, o conhecimento é visto como algo que pode ser transmitido, externo ao sujeito e acabado, e que o conhecimento pode ser embutido dentro da tecnologia e transmitido ao aluno (Jonassen, 1999). Este foi o uso mais comum nos primórdios do uso da informática na educação, como já foi mencionado.
Atualmente muito se tem discutido e questionado sobre o uso dos TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas escolas. A escola muda lentamente em relação aos avanços tecnológicos da sociedade e, é muito importante que ela estabeleça pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação capacitando os educadores para que junto a seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação e sedução, inovando sua pratica, com metodologias que despertem o entusiasmo dos estudantes ,encontrando recursos tecnológicos que enriquecem o ambiente de aprendizagem em que todos interagem para um mesmo fim, a busca do conhecimento exercendo integralmente a sua cidadania.
Fonte: http://educain-emeinrede.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário