Em uma pesquisa feita em 2001 e na qual foram
ouvidas 86 milhões de pessoas, em 44 municípios de 19 estados, cerca de 49% da
população brasileira, mostrou que o índice médio de leitura de pessoas com mais
de 15 anos e pelo menos 3 anos de escolaridade era de 1,8 livros por ano.
Uma pesquisa mais recente e ampla, de 2008, mostra
novos e melhores dados. Dessa vez foram ouvidos 5.012 brasileiros, de 311
municípios em 27 Estados, ou seja, 92,3% da população nacional. Essa nova
pesquisa mostra que a média anul de leitores com mais de 15 anos e com ao menos
3 anos de escolaridade passou para 3,7 livros.
A nova pesquisa mostra que 55% das pessoas
entrevistadas se dizem leitoras e que o brasileiro lê 4,7 livros por ano, sendo
que foram contados como leitores aqueles que leram ao menos 1 livro nos últimos
3 meses antecedentes à pesquisa. Os maiores leitores são os estudantes, já que
os que estão fora da escola leem cerca de 1,3 livros ao ano.
Formação:
|
Livros por ano:
|
Horas Semanais
de Leitura:
|
Horas Semanais
de Leitura Didática:
|
Leitores
Espontâneos
|
Ensino Superior
|
8,3
|
2,5
|
3,4
|
34%
|
Ensino Médio
|
4,5
|
2,2
|
2,2
|
39%
|
Entre 5ª e 8ª série do E. Fundamental
|
5
|
1,4
|
2,3
|
33%
|
Até 4ª série do E. Fundamental
|
3,7
|
1,5
|
1,9
|
38%
|
Idade:
|
% de Leitores da Pesquisa:
|
Entre 5 e 17
anos
|
39%
|
Entre 18 e 24
anos
|
14%
|
Idade:
|
Livros por ano:
|
Entre 5 e 10
anos
|
6,9
|
Entre 11 e 13
anos
|
8,6
|
Entre 14 e 17
anos
|
6,6
|
Esses índices mostram que a leitura é fortemente
incentivada na educação e que sua importância aumenta junto com o grau de
escolaridade. Porém, dos 7,2 livros que os estudantes leem anualmente, 5,5
deles são indicados pela escola e apenas 1,7 são lidos espontaneamente. Além
disso, a pesquisa também mostra que enquanto 90% dos adultos com mais de 40
anos preferem ler em lugares silenciosos, crianças entre 5 e 13 preferem ler
com a TV ligada e os jovens, principalmente até a faixa de 17 anos, gostam de
ouvir música enquanto leem.
Outro ponto de destaque da pesquisa é a importância
do incentivo familiar para a leitura, pois 49% dos entrevistados indicam a mãe
como principal incentivadora, enquanto o incentivo do professor foi de
fundamental importância para 33% das pessoas ouvidas. O índice do incentivo
materno aumenta para 73% entre crianças de 5 a 10 anos. Além disso, o estudo
também mostra que a escola falha no incentivo à leitura, pois, ao sair da
escola, muitos deixam a leitura de lado.
Já os não-leitores representam 45% dos
entrevistados, sendo que 29% deles declararam ter se dedicado mais à leitura
durante a infância, especialmente até os 10 anos. Além disso, apesar de 67% das
pessoas pesquisadas afirmarem conhecer uma
biblioteca, apenas 1 entre 4 pessoas frequenta uma.
Idade:
|
% de
Não-Leitores:
|
Entre 30 e 39
anos
|
15%
|
Entre 40 e 49
anos
|
15%
|
Entre 50 e 59
anos
|
13%
|
Entre 60 e 69
anos
|
11%
|
Portanto, com essa nova pesquisa, podemos concluir
que o incentivo é essencial para a formação de novos leitores, porém é
necessário que a escola procure conscientizar seus alunos do valor da leitura e
não obrigá-los a ler, caso contrário, em vez de incentivar a escola estará
desestimulando, além de que, após sairem da escola, os alunos não lerão mais.
Mas, como a pesquisa também mostra, o incentivo à leitura não deve caber apenas
à escola, mas também à família, que tem um papel fundamental em toda a educação
da criança.
Diante dessa estatística, a
escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Junho II elaborou o Projeto Sarau
de Leitura coordenado pela professora Terezinha de Jesus Coordenadora Pedagógica
de turno, a fim de despertar nos alunos da escola o interesse pela leitura, de
forma a mudar essa realidade educacional
e inseri-los em um mundo repleto de cultura, descoberta e de transformação.
De acordo com o Projeto instituído cada professor de acordo com a disciplina
que ministra desempenha um trabalho especifico dentro desse projeto. De forma
que ele vem trazendo melhorias dentro do processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse projeto é ir mais além,
fazer com que a leitura seja um prazer, um hábito e não uma obrigação.
Abaixo, confira os momentos
do Sarau de Leitura executado pelo professor Raildo da disciplina de Língua
Portuguesa.
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