terça-feira, 25 de maio de 2010

Hoje é dia do Trabalhador Rural

A Escola 15 de Junho II homenageia todos os trabalhadores rurais.

Atualmente, o trabalho rural vive dois momentos. Por um lado, a riqueza dos grandes produtores e, por outro, a exploração e desrespeito as leis de trabalho.

Muitas vezes desrespeitado e desvalorizado, o trabalhado rural no Brasil é tido por muitos como algo...sub, até marginal. Mesmo com o amparo da Lei nº 5.889/73, regulamentada pelo Decreto nº 73.626/74 e presente no artigo 7º da Constituição Federal/88, o trabalhador rural enfrenta ínumeras dificuldades para manter-se no campo, dignamente.

Parte desta situação é histórica. Para pesquisadores, o processo de colonização por qual passamos influenciou, em parte, a relação entre o homem da cidade e o homem do campo. A busca pela riqueza em nosso país, naquela época, fez crescer a exploração da mão de obra (indígena num primeiro momento e escravo de origem africana num segundo período).

Hoje o retrato do trabalhador rural não é muito diferente. Basta ir para os confins de nosso país, onde as terras não são de nínguém, ou melhor, de posseiros e ver de perto a triste situação do trabalhador rural.

O outro lado

Por outro lado, um outro ambiente do trabalho rural se desenvolveu no país, o do Agronegócio. Este novo cenário, localizado, principalmente, na região Sul, surgiu junto com o bom desempenho econômico aliado ao desenvolvimento tecnológico, que ampliou a capacidade de produção e exportação no campo. A soja, principal causa desse "boom no campo", ajudou sem dúvida, muitos trabalhadores rurais a terem sucesso e fartura.

Segundo uma empresa que vende tratores, o investimento nas duas unidades no Brasil somam US$ 18 milhões. Além do aumento da capacidade produtiva.Todos esses fatores aliados colocam o Brasil no ranking dos países que mais produzem bens de consumo no setor primário.

Apesar do abismo econômico e social existente entre esses dois "mundos", a essência do trabalhador rural e a forma com que ele busca lutar para viver dignamente é a mesma, seja no Sul ou nos cantos esquecidos do Norte do país. E faz dele um importante personagem fiel as suas raízes e tradições do que é o homem do campo no Brasil. Seu valor humano e histórico é, sem dúvida, essencial para firmarmos uma de nossas ínumeras identidades e valores.

Parabéns, Homem do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário