segunda-feira, 22 de julho de 2013

Avisamos a todos pais de alunos ou responsáveis e também todos os profissionais que trabalham na referida instituição que as aulas só iniciarão dia 05 de Agosto! Boas férias a todos!!!

Formação na Escola!!

A escola 15 de Junho encerrou o semestre com a formação na escola, sendo que essa formação foi direcionada aos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com a pauta Produção Textual.A produção de textos em sala de aula ganhou papel relevante quando se trocou a redação, produção realizada pelo aluno (normalmente com tema proposto pelo professor), por produção de textos no ambiente escolar. Essa troca, unida a interações e propostas pedagógicas diferentes dentro do conteúdo linguística ,ganha considerável importância visto a necessidade de tornar o aluno leitor-produtor.
Nessa perspectiva, substituir redação por produções de textos é propiciar ao aluno uma interação, um diálogo com os outros textos. Provocar esse contato é importante, pois reconhece que é a partir da leitura que se aprende e se constrói culturalmente, e dentro de uma concepção de aluno leitor - produtor e numa perspectiva da linguagem como uma atividade inter individual.Veja as fotos abaixo:









sábado, 20 de julho de 2013

Projeto Sarau de Leitura!!

Em uma pesquisa feita em 2001 e na qual foram ouvidas 86 milhões de pessoas, em 44 municípios de 19 estados, cerca de 49% da população brasileira, mostrou que o índice médio de leitura de pessoas com mais de 15 anos e pelo menos 3 anos de escolaridade era de 1,8 livros por ano.

Uma pesquisa mais recente e ampla, de 2008, mostra novos e melhores dados. Dessa vez foram ouvidos 5.012 brasileiros, de 311 municípios em 27 Estados, ou seja, 92,3% da população nacional. Essa nova pesquisa mostra que a média anul de leitores com mais de 15 anos e com ao menos 3 anos de escolaridade passou para 3,7 livros.

A nova pesquisa mostra que 55% das pessoas entrevistadas se dizem leitoras e que o brasileiro lê 4,7 livros por ano, sendo que foram contados como leitores aqueles que leram ao menos 1 livro nos últimos 3 meses antecedentes à pesquisa. Os maiores leitores são os estudantes, já que os que estão fora da escola leem cerca de 1,3 livros ao ano.


Formação:
Livros por ano:
Horas Semanais de Leitura:
Horas Semanais de Leitura Didática:
Leitores Espontâneos
Ensino Superior
8,3
2,5
3,4
34%
Ensino Médio
4,5
2,2
2,2
39%
Entre 5ª e 8ª série do E. Fundamental
5
1,4
2,3
33%
Até 4ª série do E. Fundamental
3,7
1,5
1,9
38%


Idade:
% de Leitores da Pesquisa:
Entre 5 e 17 anos
39%
Entre 18 e 24 anos
14%


Idade:
Livros por ano:
Entre 5 e 10 anos
6,9
Entre 11 e 13 anos
8,6
Entre 14 e 17 anos
6,6


Esses índices mostram que a leitura é fortemente incentivada na educação e que sua importância aumenta junto com o grau de escolaridade. Porém, dos 7,2 livros que os estudantes leem anualmente, 5,5 deles são indicados pela escola e apenas 1,7 são lidos espontaneamente. Além disso, a pesquisa também mostra que enquanto 90% dos adultos com mais de 40 anos preferem ler em lugares silenciosos, crianças entre 5 e 13 preferem ler com a TV ligada e os jovens, principalmente até a faixa de 17 anos, gostam de ouvir música enquanto leem.

Outro ponto de destaque da pesquisa é a importância do incentivo familiar para a leitura, pois 49% dos entrevistados indicam a mãe como principal incentivadora, enquanto o incentivo do professor foi de fundamental importância para 33% das pessoas ouvidas. O índice do incentivo materno aumenta para 73% entre crianças de 5 a 10 anos. Além disso, o estudo também mostra que a escola falha no incentivo à leitura, pois, ao sair da escola, muitos deixam a leitura de lado.

Já os não-leitores representam 45% dos entrevistados, sendo que 29% deles declararam ter se dedicado mais à leitura durante a infância, especialmente até os 10 anos. Além disso, apesar de 67% das pessoas pesquisadas afirmarem conhecer uma biblioteca, apenas 1 entre 4 pessoas frequenta uma.

Idade:
% de Não-Leitores:
Entre 30 e 39 anos
15%
Entre 40 e 49 anos
15%
Entre 50 e 59 anos
13%
Entre 60 e 69 anos
11%

Fonte de pesquisa: Metodista.br

Portanto, com essa nova pesquisa, podemos concluir que o incentivo é essencial para a formação de novos leitores, porém é necessário que a escola procure conscientizar seus alunos do valor da leitura e não obrigá-los a ler, caso contrário, em vez de incentivar a escola estará desestimulando, além de que, após sairem da escola, os alunos não lerão mais. Mas, como a pesquisa também mostra, o incentivo à leitura não deve caber apenas à escola, mas também à família, que tem um papel fundamental em toda a educação da criança.

Diante dessa estatística, a escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Junho II elaborou o Projeto Sarau de Leitura coordenado pela professora Terezinha de Jesus Coordenadora Pedagógica de turno, a fim de despertar nos alunos da escola o interesse pela leitura, de forma a mudar essa realidade educacional  e inseri-los em um mundo repleto de cultura, descoberta e de transformação. De acordo com o Projeto instituído cada professor de acordo com a disciplina que ministra desempenha um trabalho especifico dentro desse projeto. De forma que ele vem trazendo melhorias dentro do processo ensino-aprendizagem.  O objetivo desse projeto é ir mais além, fazer com que a leitura seja um prazer, um hábito e não uma obrigação.

Abaixo, confira as foto: